Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O pão nosso de cada dia

Eu tenho uma paciente que usa a seguinte expressão: "Adriana, você pode me deixar a pão e água para que eu emagreça, mas não tire o meu pãozinho!"

É necessário e saudável cortá-lo por completo da nossa dieta?
Claro que não, pois ele fornece energia por ser fonte de carboidrato.
Mas, não é só isso que o pão faz!
Existem vários tipos de pães, sendo que os integrais tem maior valor nutritivo por conterem mais fibras. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino, auxiliam na eliminação do excesso de colesterol, mantem a glicose (açúcar do sangue) mais constante e aumentam a sensação de saciedade, muito útil quando a pessoa faz dieta para emagrecer.
Mas fica aqui o alerta: todos os tipos de pães engordam, se ingeridos em excesso!
Um cuidado importante é ler atentamente os rótulos dos pães para ver as quantidades de fibras (se o seu intestino é preso use o que tenha maior quantidade desse nutriente), de sódio (opte pelo que tenha menos sódio). Outro cuidado importante é para a pessoa com intolerância ao glúten, que não poderá consumir pães que contenham esse nutriente em sua formulação.
Existem vários tipos de pães que incluem: francês (normal e integral), fôrma, ciabatta, italiano, árabe, sueco, glúten, diet, light, aveia, preto, centeio, com trigo integral, com soja, 7 grãos, 12 grãos, com linhaça, com iogurte, com cenoura, com quinua, entre outros.
Os pães com maior quantidade de fibras terão os benefícios já mencionados. Aqueles com iogurte, soja ou quinua terão mais proteína, nutriente importante para a renovação das células e tecidos do corpo, bem como para a massa muscular.
No caso do pão torrado é eliminada a água (umidade) do mesmo e fica mais fácil para ser digerido, porém as calorias são mantidas.
Os pães de massa folhada e croissant já contem maior quantidade de calorias, portanto cuidado para quem está acima do peso ou tenha o colesterol elevado.

Espero que todos continuemos com o Pão nosso de cada dia...
Abraços a todos.
Adriana Àvila

2 comentários:

  1. Olá! No outro dia li um testemunho que mesmo os vegans que não consomem nada animal podem ter os triglicéridos elevados á conta dos farináceos. É verdade? Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Ruiva,
    é verdade sim, mas só se exagerarem nas quantidades. O mesmo ocorrerá se a pessoa abusar em açúcares em geral, doces, refrigerantes, bebidas adoçadas com esses açúcares, mel, melado e álcool.
    De nada!
    Abraços.
    Adriana

    ResponderExcluir