Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hoje o tema é: Licopeno

O licopeno é um carotenóide responsável pela coloração vermelha do tomate, e é encontrado também na melancia, pimentão, goiaba vermelha, beterraba, morango, pitanga e mamão.
O licopeno tem propriedade antioxidante auxiliando no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento das células, prevenindo doenças cardiovasculares e a divisão de células tumorais protegendo contra o câncer, principalmente o de próstata.
O tomate é a principal fonte de licopeno e quanto mais vermelho for maior será a quantidade dessa substância, sendo que nas demais fontes citadas os seus teores são menores. É con
siderado, à luz da botânica, como uma fruta, entretanto como na sua utilização culinária é voltado a pratos salgados foi designado como legume. Sua origem é na América do Sul, na região do Peru.
A absorção de licopeno é melhor quando o tomate é cozido, sendo assim poderá ser utilizado sob a forma de molho (em carnes, aves, peixes, macarrão), massa ou sopa de tomate. Para melhorar mais ainda a sua absorção deve-se acrescentar gordura como o azeite de oliva ou óleo de canola, duas fontes de gordura mono-insaturada.
A recomendação de ingestão diária de licopeno, encontrada na literatura, é controversa e varia de 4 mg, 6 mg, 5 a 10 mg, mas há quem recomende 35 mg.
Para se ter uma ideia a quantidade de licopeno em 100 gramas de tomate é de 3.31 mg.
Para que se obtenha 100 ml de suco de tomate são necessários 3 unidades de tomate, 100 g de molho de tomate são precisos 2 unidades e para 100 ml de sopa são usados 6 unidades.

Como podemos incluir o licopeno no cardápio diário. Fica aqui uma sugestão:

Café da manhã:
Pão integral com margarina cremosa light
Café com leite desnatado
Mamão

Lanche da manhã:
Goiaba vermelha

Almoço:
Arroz integral
Feijão
Carne ensopada com molho de tomate
Salada de alface com beterraba crua ralada
Brócolis refogado
Manga

Lanche da tarde:
Iogurte desnatado com pedaços de morango

Jantar:
Macarrão ao sugo
Frango cozido com grão de bico
Salada de rúcula com cenoura crua ralada
Abobrinha grelhada
Laranja

Lanche da noite:
Leite desnatado

2 comentários:

  1. Nem é tarde nem é cedo! Hoje vou aproveitar o tomate que tenho ali (vindo da hortinha, e é biológico!)e vou fazer sopa de tomate! Dizem que é bom...será? Eu também costumo usar o tomate cortado e comido com um pouco de frutose por cima, fica uma delícia, então se for geladinho! E fazer sumo de tomate também é uma boa opção, eu adoro! Beijinhos'

    ResponderExcluir
  2. Ruiva,
    e você tem uma horta orgânica. Que maravilha!!
    Parabéns!!
    Depois me conta como ficou a sua sopa de tomate e, se quiser, nos mande a receita.
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir