Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Gordura na dieta: sim ou não

As gorduras eram vistas como vilãs, mas com as pesquisas científicas foram sendo descobertas as gorduras “boas” e “ruins”. Houve então a redenção da gordura!
A dieta do Mediterrâneo utiliza frutas, legumes, peixes e o azeite de oliva, alimentos estes que preservam a saúde.
Na gastronomia o azeite tem ampla utilização no tempero de saladas, carnes em geral, sopas, molhos, pães, conferindo sabor, aroma e melhorando a textura do alimento que está sendo preparado.
O azeite de oliva extra virgem, tipo mais puro, é obtido do suco natural da azeitona, na primeira pressão à frio, tendo 0,4° de acidez máxima. É fonte de gordura mono-insaturada que auxilia na redução do colesterol total e do LDL-colesterol (mau colesterol), tendo uma função anti-oxidante, cuidando assim da saúde do seu coração. Outros benefícios são: aumentar a saciedade, auxiliar no funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre, auxiliar na absorção das vitaminas A,D,E e K, além de dar um sabor característico aos alimentos.
O azeite de oliva tem as mesmas calorias dos outros óleos vegetais que é de 9 calorias para cada ml.
O ideal é não aquecê-lo e, se o fizer, em temperatura branda e não por muito tempo, para que não perca as suas propriedades terapêuticas, por isso não se deve usar o azeite de oliva em preparações fritas, empanadas ou milanesas.
O azeite de oliva é considerado uma boa fonte de gordura e é um alimento funcional, pois além de fornecer energia para o corpo, auxiliar na absorção das vitaminas citadas, também colabora para a saúde do organismo, em especial a do coração.

2 comentários:

  1. O que muita gente desconhece e eu digo isto porque o meu pai é produtor de azeite cá em Portugal e nas azenhas (lugar onde se faz o azeite) depois da 1a extracção a frio das azeitonas, que é a melhor e a mais cara, os produtores intensivos de marcas baratas do mercado compram essas mesmas azeitonas já usadas aos primeiros produtores e a altas temperaturas tentam extrair todo o resto de azeite de que possa sair destas, modificando primeiro a qualidade do produto e muito e segundo baixando o preço e levando para o mercado internacional. Assim, quando comprarem tentem comprar sempre ao agricultor ou a marcas que saibam a origem e o procedimento. =D Senão, não estão a comer azeite. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Ruiva,
    essas informações são muito importantes e ajudarão a todos.
    Obrigada!
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir