Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Conheça mais sobre as oleaginosas!

O tema de hoje é sobre Oleaginosas.
Eu escrevi essa materia para o site "Dicas de Nutrição" da minha colega nutricionista Dra. Kilza Miranda, que vale a pena conhecer e conferir!


As oleaginosas representam uma opção alimentar na alimentação saudável do dia a dia. Elas contem vitaminas e minerias antioxidantes, principalmente vitamina E, zinco e selênio que auxiliam a afastar o cansaço e a ansiedade; participam na formação e na plasticidade das membranas celulares e protegem as artérias ajudando a evitar as doenças cardiovasculares.
Além disso, são fontes de gorduras mono-insaturadas, que poderão representar 20% da ingestão diária de gordura na dieta, auxiliando no controle do colesterol total e do LDL colesterol.
A recomendação da ingestão diária de oleaginosas, segundo a literatura, varia de 20 a 30 gramas, 28 a 56 gramas e 30 a 60 gramas. É importante levar em conta o valor calórico das oleaginosas de acordo com as calorias do plano alimentar que o paciente ou cliente deverá seguir.
- Nozes: consumir 1 punhado (30 gramas) que equivale a 6 unidades de 5 gramas cada.
- Avelã: consumir 1 punhado (25 gramas) que equivale a 25 unidades com 1 grama cada.
- Castanha do pará: ingerir 2 unidades ao dia.
Além disso, há a possibilidade de ingerir castanha de caju, pistache, amêndoa ou macadâmia.
As oleaginosas poderão ser usadas isoladamente, fazer um mix, misturar com o cereal, na salada, na massa de pães ou bolos, no iogurte, com fruta ou salada de fruta, acompanhando um peixe ou sendo o recheio de uma massa. Enfim, poderão ser incorporadas à dieta diária de várias maneiras, para que façam parte do hábito do brasileiro.
É importante ressaltar que, apenas consumir as oleaginosas não é suficiente para promover o controle do coelsterol. É importante adotar uma dieta saudável, exercício físico regular, atingir um peso adequado, pois todas essas medidas alcançarão os objetivos desejados.
Cuidado: para não exagerar na ingestão das oleaginosas coloque a porção que será consumida numa tigela e guarde o restante. Evite as oleaginosas que tenham muita quantidade de sal, para que não haja o aumento da pressão arterial. Desta maneira, é fundamental o acompanhamento e orientação por parte do nutricionista que irá avaliar e indicar a quantidade adequada das oleaginosas que deverão fazer parte do cardápio balanceado.

4 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu post. Eu tenho uma dúvida, mas ainda nem pesquisei nada sobre isso, por isso aproveito para a expor, caso me possa dar alguma dica. O meu namorado está com o colesterol total de 115, não tendo feito analises ao LDL e HDL separadamente. Aliás, foi um teste rápido de farmácia. Gostava de saber o que pode ele comer para o elevar, pois que somos praticamente vegetarianos, por questões maioritariamente de alergias alimentares. Ele tem consumido alguns frutos secos, como a noz, a amendoa, a castanha do pará, abacate, etc. Não em exagero, mas, mesmo assim, que dica me daria?
    Obrigada...

    www.acozinhadaruiva.blogspot.com
    acozinhadaruiva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adri...que blog legal...não sabia que vc tinha!
    Adorei tudo...seu jeito de se comunicar com os leitores, os temas...perfeito!
    Parabéns!
    Beijinhus
    Giu

    ResponderExcluir
  3. Ruiva,
    bom dia.
    Me desculpe pela demora em responder!
    Além das nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, abacate, você pode contar com o azeite de oliva e suco de uva. Não deve consumir a gordura vegetal hidrogenada que se transforma em gordura trans. A gordura trans aumenta o LDL colesterol (mau colesterol) e reduz o HDL (bom colesterol). Se a pessoa está acima do peso e/ou pára de fumar o HDL aumenta. Se a pessoa faz atividade física, mas aí seria uma atividade física regular e com a supervisão de educador físico, o HDL aumenta.
    Boa sorte!
    Abs
    Adriana


    Giu,
    tenho sim!
    Que bom que vc gostou e está convidada a me ajudar a escrever as matérias. Pode ser o assunto que vc quiser!
    Bjs
    Adri
    tenho sim!
    Que bom que vc gostou e está convidada a me ajudar a escrever as matérias. Pode ser o assunto que vc quiser!
    Bjs
    Adri

    ResponderExcluir