Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

domingo, 9 de maio de 2010

Todo dia é dia de ter uma dieta saudável e assim emagrecer

Dicas para ter peso saudável

Cuide da alimentação para ter peso saudável, qualidade de vida, energia e vida mais “leve”.
Dieta, do grego diaíta, significa modo de vida (não sofrimento).
Não precisa seguir dieta da lua, tomar sopão, comer só alface com bife na chapa e muito menos o que a vizinha fez, sem falar naquela simpatia ótima que a nossa melhor amiga fez e emagreceu! Atire a primeira pedra quem nunca fez isso (brincadeira!).
Mas, vamos lá:
· Comer a cada 3 ou 4 horas (diminui a fome, gastamos energia cada vez que comemos, mastigamos, digerimos os alimentos e absorvemos os nutrientes)
· Realizar 6 refeições/dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches (manhã, tarde e noite). Há quem diga: não tenho tempo, não tenho...
· Controlar as quantidades dos alimentos. Se achar que os alimentos somem no prato de mesa, use o de sobremesa. Se quiser demorar mais para comer e, para fazer essas quantidades dos alimentos renderem, use os talheres de sobremesa, copos e xícaras menores
· Mastigar bem os alimentos para saboreá-los, auxiliar na digestão e ter saciedade precoce
· Ingerir no café da manhã 1 fruta, 1 copo de leite ou iogurte desnatado ou 1 fatia de queijo magro, com pão ou torrada ou cereal
· Começar o almoço e jantar pela salada de verdura e legume crus, sem cortá-los demais devido às fibras. Depois coma arroz, feijão, carne magra (sem ser frita) e a verdura e/ou legume cozido ou grelhado. Para sobremesa 1 fruta ou 1 porção de doce diet
· Comer nos lanches: 1 fruta ou 1 barra de cereal diet ou light ou 1 copo de leite ou iogurte desnatado (e não coxinha, pastel, pizza, chocolate, bolinho de chuva,...)
· Não comer em prato amarelo ou usando toalha amarela, pois terá mais fome, e o vermelho faz comer mais rápido
Tenho certeza que, agora sim, você terá o peso que deseja!

2 comentários:

  1. Nossa Adri, essa das cores eu não sabia mesmo. Já tinha ouvido falar do vermelho e coisa tal, tanto que muitos restaurantes fast food utilizam essa cor, mas a do amarelo, pra mim é novidade.
    Também gostei quando você coloca que alguns dizem não ter tempo para seguir essas recomendações. Daí, ocorre que mais cedo ou mais tarde a vida coloca o tempo pra eles (adoecendo você é obrigado a reduzir o ritmo de vida). Então pessoal, vamos ficar atentos e começar desde já a cuidar da saúde.
    Bjos Adri e parabéns pela matéria!
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Ci,
    aprendi essa questão das cores quando fiz meu curso de decoração. Tem muitos restaurantes que pintam as paredes de amarelo ou usam toalhas amarelas. Agora vc começará a observar isso!
    Quando dizemos que não temos tempo para fazer atividade física, para ter uma alimentação saudável, para o lazer, para cuidar da parte espiritual, para curtir a família e tirar férias nem pensar! A pessoa acaba perdendo a saúde e o tempo aparece rapidinho!
    Fico muito feliz que vc gostou da materia!
    Bjs e saudades.
    Adri

    ResponderExcluir