Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Viva 2011!!! Vamos começar um ano com muita força, pique, pensamentos positivos e muitaaaaaaaaaaaa saúde!!!

O primeiro post do ano é sobre a Lichia, que escrevi para o site da minha amiga e colega de profissão Kilza. Lá vai!

Lichia

A lichia (Litchi chinensis Sonn), conhecida como o morango chinês, pertence à família Sapindaceae. A lichieira pode atingir de 15 a 20 metros de altura. O fruto, se encontra em cacho, tem forma e tamanho variáveis, podendo ser redondo, oval ou cordiforme, atingindo até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura e o peso pode variar de 10 a 35 g por unidade. A casca é vermelho-brilhante quando o fruto está maduro, e tem aspecto rugoso. A polpa é gelatinosa, branca, translúcida e facilmente se destaca do caroço. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.
Existem três subespécies de lichia: a chinensis, phillippenis e javanensis, entretanto somente a Litchi chinensis chinensis é de interesse econômico e, na qual, distinguem-se duas grandes raças: Lichia da água e a da montanha.
A lichia é originária da China e há séculos vem sendo cultivada. Posteriormente, foi levada para a Índia e outras regiões e atualmente, os maiores produtores são China, Tailândia, Índia, Estados Unidos (Flórida e Havaí) e Nepal. O primeiro local de cultivo desse fruto no Brasil foi na fazenda São José, Avaí, interior do Estado de São Paulo. Também é cultivada nos estados de Minas Gerais e Paraná.
A lichia pode ser consumida ao natural ou utilizada no preparo de sucos, doces ou compotas. Na Flórida (EUA) e na China é produzido o mel da lichia.
A lichia, tem baixo valor calórico, é fonte das vitamina C e do complexo B e dos minerais cálcio e potássio, além de conter bastante quantidade de água. Abaixo, encontra-se os valores nutricionais da lichia.


Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca e sem caroço)
Valor energético: 66 kcal
Carboidratos: 16,53 g
Proteínas: 0,83g
Gorduras: 0,44 g
Fibras: 1,3g
Cálcio: 5 mg
Fósforo: 31 mg
Ferro: 0,31 mg
Potássio: 171 mg
Vitamina C: 71,5 mg
Tiamina: 0,01 mg
Riboflavina: 0,065 mg
Niacina: 0,6 mg
Fonte: USDA.

Atribui-se à lichia as funções antioxidante e de fortalecimento do sistema imunológico.
A lichia tem se tornado uma fruta presente no período natalino no nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário