Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Farinhas de futas: quais seus benefícios e como utilizá-las

A utilização das cascas e bagaço das frutas já é uma prática antiga, pois há muito tempo se prepara bolo ou doce de banana com a casca. A casca da maçã é usada para dar um sabor gostoso ao chá. Também se usa a casca da laranja para fazer doce, geleia e licor. Enfim, há utilidade para as partes dos alimentos, antes chamadas de não convencionais.

Desta vez, pesquisei sobre as farinhas de uva, laranja e maçã. No meu ponto de vista são produtos que auxiliarão na alimentação das pessoas, desde que essa seja equilibrada, bem como a pessoa deva ter um estilo de vida também saudável. Na minha prática nunca usei nenhum deles com os meus pacientes. Fui pesquisar sobre elas, pois os pacientes tem perguntado bastante sobre isso.

Farinha de uva vermelha: É fonte de fibras alimentares como a pectina, de flavonóides, age como um antioxidante natural que auxilia no cuidado da pele e na circulação do sangue. Algumas farinhas encontradas no mercado são feitas das uvas inteiras já outras são feitas das sobras provenientes da fabricação de suco de uva.

Farinha de laranja: é rica em fibras alimentares. Sua ação é a de reduzir o apetite, regular o funcionamento do intestino e ativar o metabolismo, por isso atribuem a ela a função de queimar gordura. Algumas farinhas encontradas no mercado são feitas do bagaço e outras da casca da laranja, que deve ser a citrus aurantiam.

Farinha de maçã: também é fonte da fibra alimentar pectina e auxilia na saciedade precoce, além de ter efeito energético. As farinhas encontradas no mercado são feitas com maçãs vermelhas e maduras inteiras ou podem ser feitas somente das cascas, que são desidratadas e moídas.

Recomenda-se o consumo de 2 a 3 colheres diárias de farinha de frutas, de forma fracionada para evitar diarreia, por conter fibras alimentares. É importante não descuidar do consumo d´água para que não ocorra a prisão de ventre, devido aos teores de fibras alimentares dessas farinhas.

A farinha de frutas pode ser acrescentada no iogurte ou leite, em vitaminas, em cima de fruta amassada, na massa de bolo, biscoito, torta ou pão; na salada, na sopa ou até misturada ao arroz com feijão. A farinha pode ser usada tanto em preparações doces quanto salgadas, dependendo do gosto de cada um.

Você pode fazer as farinhas em casa ou comprá-las em lojas especializadas, desde que sempre verifique a origem dos produtos.

Caso vá prepará-las em casa aqui vão algumas dicas. O primeiro passo é lavar bem as cascas ou bagaço e enxaguar em água corrente. Depois de lavadas, enxaguadas e secas, cortar as cascas em tirinhas e colocá-las numa assadeira. Levar para assar em forno baixo por 30 a 40 minutos ou até que fiquem bem secas. Depois de secas, deixar esfriar e bater no liquidificador ou no processador até que vire uma farinha. Passar pela peneira e guardar num recipiente limpo, seco e tampado, livre de umidade.

Fontes de pesquisa:
www.cristianaarcangeli.com.br
Cia da Saúde produtos naturais
www.chaecia.com.br
www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário