Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Guaraná

Guaraná, arbusto originário da Amazônia, é encontrado no Brasil e na Venezuela. Seu nome científico é Paullinia cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. A sua casca é vermelha e, quando maduro, deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos.
O seu fruto possui grande quantidade de cafeína e, devido a suas propriedades estimulantes, é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
O guaraná age como um estimulante aumentando a resistência aos esforços mentais e musculares, diminuindo a fadiga motora e psíquica e como um energético dando maior vitalidade.
Entretanto, se ingerido em excesso, provoca efeitos colaterais como insônia, azia e dependência.
As pessoas com arritmia e/ou muito agitadas, por natureza, não devem exceder na ingestão de guaraná.
O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 no Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado o Guaraná Cyrilla pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria no Rio Grande do Sul e, em 1921, o Guaraná Champagne Antarctica. O refrigerante de guaraná mais vendido do mundo é o Guaraná Antarctica. Cuidado que as versões diet ou light ou zero tem mais sódio que o normal. Portanto, não exceda na quantidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário