Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Matéria para o Portal Terra sobre Macarrão e seus molhos

Molhos ajudam a fazer a massa certa.
Aquele delicioso macarrãozinho pode não pesar tanto na balança. Tudo depende dos acompanhamentos e ingredientes dos molhos.


Uma das primeiras providências de quem quer perder peso é evitar o excesso das massas, é claro. Mas, se você realmente sente falta daquele macarrãozinho delicioso de vez em quando, saiba que, com alguns cuidados, é perfeitamente possível apreciar um prato de massa sem comprometer tanto o regime.

Em primeiro lugar, segundo explica a nutricionista Adriana Ávila, de São Paulo, é importante evitar o erro de consumir só a massa. Uma saladinha antes, com hortaliças e legumes, ajuda tanto a tornar a refeição mais saudável, incorporando a ela vitaminas e minerais que apenas a massa não contém, quanto a evitar a gulodice na hora errada. “As saladas são ricas em fibras que preenchem espaço no estômago, evitando que você exagere nas porções de massa”, diz ela.

O molho escolhido também é fundamental. Evite aqueles industrializados, que se compra nos supermercados e contém aditivos químicos. Dê preferências ao preparo na hora, com ingredientes frescos. “Há pessoas que usam o molho pronto e ainda acrescentam a ele bacon ou linguiça”, observa a nutricionista. “Essas carnes são muito gordurosas e, se você pretende perder peso, é bom que fiquem de fora”.

Confira outras dicas sobre molhos para poder desfrutar das massas de maneira mais leve e saudável:

Molho branco: use leite desnatado ou creme de leite light, que são menos gordurosos.

Aos quatro queijos: em geral, a mistura de queijos, que têm alto teor de gordura saturada, aumenta as taxas de colesterol e engorda muito. É bom dar preferência aos queijos brancos, frescos ou meia cura, inclusive para ralar e colocar sobre a massa.

À bolonhesa: escolha carnes magras para moer, como o patinho, e exclua por completo as gordurosas. Segundo a Adriana, a quantidade ideal de carne em uma refeição gira em torno de 100 gramas – é o que cabe na palma da mão. “Essa porção já nos oferece proteína suficiente, sem deixar a digestão pesada”, diz ela.

Ao funghi: Se escolher esse molho, que é leve, mas pobre em proteínas, procure complementar a refeição com carne, frango ou peixe em um segundo prato. Preparados, claro, de maneira light – por exemplo, grelhados.

De tomate: é a combinação clássica com a massa e bastante leve, se preparado sem excesso de óleo, manteiga, azeite ou bacon. Brócolis, beterraba, cenoura e chuchu são outros ingredientes que, embora menos tradicionais que o tomate, também combinam bem com massas.

Alho e óleo: bastante leve também, desde que seja preparado com pouco azeite. Uma dica de Adriana é cuidar para que o macarrão não fique brilhando – se isso acontecer, é porque foi colocado azeite demais.

Custom Editora
Especial para o Terra

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você sabe o que significa dieta

Quando eu pergunto para as pessoas "O que significa Dieta", as respostas mais comuns são:
"sofrimento"
"nunca posso comer o que gosto e o que quero e o quanto quero"
"privação"
"só posso comer o que não gosto"
e por aí vai!

Dieta vem do grego "diaita" e significa "modo de vida/comportamento"
Se pensarmos dessa forma fica mais fácil, mais leve e nos dá menos angústia.
A grande questão é buscar um equilíbrio entre:

O que eu gosto de comer x O que eu devo comer
Quanto eu gosto de comer X O quanto eu devo comer

Vamos tentar conhecer o que comemos, os tipos de alimentos e preparações, quando sentimos fome, se ficamos muito tempo sem comer, se mastigamos devagar ou depressa, se o nosso prato está colorido (arco-íris)ou não. Essas questões são importantes!

Acho que vale lembrar que não existe um alimento ou nutriente milagroso. O que existe é tentarmos montar uma dieta colorida, gostosa, saudável e que dê água na boca. Por isso eu digo: Dieta sim, por que não!!!
Abraços a todos.