Alimentos gostosos, coloridos e bonitos normalmente são saudáveis.

Já pensou nisso?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dr. Marco Spinelli e esquipe convidam para uma manhã diferente:

Espaço "Quattro !"

“Dia 21 de Abril é uma Quinta Feira, feriado e programamos um evento, aqui na clínica, para apresentar o trabalho das pessoas e de quebra fazer algo que me fez escolher esse espaço, que é compartilhar conhecimento. Estava pensando em falar sobre aceleração e violência, ainda pilhado com o ocorrido na semana passada em Realengo, mas desisti. Não vou falar também sobre Tiradentes, embora seja uma figura histórica muito bonita. Não devo falar sobre a Páscoa, que tem uma simbologia muito bonita de Morte/Transformação/Ressurreição, extremamente significativa em tudo o que vivemos psiquicamente no dia a dia.

Vou falar sobre as novas técnicas que ajudam a evitar ou a usar menos medicação psiquiátrica ou mesmo outros tipos de medicação, diretamente relacionadas com o estresse e a aceleração de nossa vida pós moderna. Meditação, Reeducação Alimentar, Psicoterapia, EMDR, que é uma nova técnica de diminuição de sofrimento através dos movimentos oculares, Higiene do Sono e dos ritmo biológicos e Exercícios Físicos. Essa palestra vai fazer link com as duas outras, onde a nossa nutricionista, Adriana e a psicoterapeuta Thereza, vai falar sobre "Dieta sim, por que não?" e, finalmente, Rita, também psicoterapeuta, que vai falar de Dinâmicas Familiares.

Vai ser uma boa ocasião para experimentar o espaço e iniciar esse trabalho de compartilhar e aproximar as pessoas desse tipo de saber, tão protegido pelos cartórios e igrejinhas universitárias e corporativas.

As vagas são limitadas. Favor fazer a sua reserva no (11) 3726-8478 ou (11) 3849-6598com Yrá. O horário do evento será das 9:30 às 13:00 hs. Pediremos apenas 1 kg de ração ou algum produto para cuidado de cachorros ou gatos (xampu, coleira, ossinhos de couro, etc) pois ajudamos grupos de resgate e cuidado com animais abandonados em São Paulo, cada vez uma realidade mais frequente em nossa cidade. Benvindos.”

Marco Spinelli

Programação: “A Clínica Integrada”
Psiquiatria, Psicoterapia, Nutrição e novas técnicas. O que uma boa equipe pode fazer por você e sua vida

· Psiquiatria Integrativa: Meditação, EMDR, Higiene do Sono, Alimentação : Como lidar com sintomas antes de precisar de medicação.

As técnicas e orientações simples para elaboração e redução de estresse e de estressores do dia a dia, para evitar ou diminuir o uso de medicamentos.

Marco Spinelli, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta de orientação Junguiana.

· Dieta sim, por que não?

O que significa dieta

A dieta inflamatória e suas consequências
A proposta de uma reeducação alimentar

As propostas e o modo de funcionamento do programa Dieta sim, por que não?



Adriana Lúcia van Erven Ávila - Nutricionista
Thereza Christina van Erven Ávila - Psicóloga


· Jung e as dinâmicas familiares.

O convívio familiar como a mais fundamental das experiências da vida, seja qual for a natureza de nossas origens.

O mito de Tétis e Aquiles: Como os pais esperam de seus filhos nada menos do que tudo.

Rita PCE Gonçalves, Psicóloga Analítica Junguiana.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Por que fazemos determinadas escolhas alimentares, mesmo sabendo que não são as mais saudáveis?

Pessoal, quero compartilhar com vocês esse texto que escrevi para o site da minha amiga Kilza Koch (dicasdenutricao)


Tenho a mais completa certeza que esse é um questionamento que não só tem inquietado a mim, como também a todos que, de alguma forma, cuidam, orientam ou preparam a alimentação de alguém.


Então estou escrevendo para colegas nutricionistas, para aquela mãe ou pai que vê os filhos comendo de forma inadequada, para aquela esposa ou esposo que vê o companheiro (a) “escapulindo” da dieta e para a cozinheira que se esmera em preparar uma refeição saudável e vê os patrões comendo o pacote inteiro de salgadinho na frente da televisão!


Tenho certeza que essas cenas não são incomuns para todos nós.
Acho importante pensarmos, inicialmente, em três aspectos:


• Hábitos alimentares;
• Preferências alimentares;
• Escolhas alimentares.


Os hábitos alimentares são formados desde o momento do nosso nascimento.


Será que ocorre antes disso quando ainda estamos na barriga da nossa mãe?


Será que o que ela come irá, de alguma forma, influenciar nos nossos hábitos e preferências alimentares, que por sua vez influirão nas nossas escolhas alimentares futuras? Esse é um tema que quero estudar.


É a nossa família que primeiro nos apresenta os alimentos e preparações, por isso não focarei só na figura da mãe. Daí a responsabilidade também do pai, avôs, avós, tios e irmãos. Perceba que a coisa não é fácil.


Já vemos o bebê preferindo os alimentos doces aos salgados ou ao contrário.


Preferindo uma fruta à outra, um legume ao outro. E nessa fase é necessário cuidado para não instituir a dieta do chinelo ou da ameaça, que de nada adianta e é até bem pior. Aqui começam as nossas preferências alimentares.


Depois a criança vai para a escola e entra em contato com outros alimentos.


Quem nunca trocou de lanche com o amiguinho, levanta a mão? Quem nunca fez cara feia para a merenda servida pela escola? Quem nunca se esbaldou na cantina da escola (pastel, coxinha, bauruzinho, pão de queijo, cachorro quente, pipoca doce, refrigerante...) com a mesada? Agora temos opções mais saudáveis nas cantinas das escolas, pelo menos em algumas?! As escolas procuram ensinar conceitos básicos de alimentação e nutrição em sala de aula. As crianças aprendem a como se alimentar de forma correta e saudável. Vão para casa e começam a mostrar para a família como é uma alimentação saudável, e às vezes
a da casa dela não está muito correta. De tanto falar as crianças conseguem melhorar a alimentação em casa. Por isso eu penso que as crianças são aliadas dos nutricionistas. Penso também que é melhor ensinar a criança do que reeducar ao adulto.


Depois vem a adolescência e é importante fazer parte do grupo e a identificação é o que grupo come e o que curte comer! Nessa fase, muitas vezes, os hábitos e as escolhas alimentares que o jovem vinha mantendo é colocada em cheque.


Vamos para a “facul” que é quase o mesmo “lance” da cantina da escola.
Conforme o curso vai avançando vem a correria de conciliar os estudos, alguns trabalham também, e a questão da falta de tempo e de dinheiro, pode afetar as nossas escolhas alimentares.


Depois do diploma vem o desafio de conseguir um trabalho. Conseguido isso (a correria continua não se esqueça disso!), vem o curso de especialização.


Para a mulher a situação é mais emocionante ainda: cuida da casa, dos filhos e do marido, dela, muitas trabalham fora... Com tudo isso tem que ser mulher maravilha! Um dos cuidados é com a alimentação, não é mesmo? Muito bem. Dá para ela fazer isso tudo sozinha?


A resposta é não!


Por isso, cada um de nós precisa assumir a responsabilidade pelo seu hábito alimentar, pela sua preferência alimentar e pelas suas escolhas alimentares.


A escolha alimentar pode ser:


- pelo que eu gosto de comer, sendo ou não saudável;
- pelo que eu sei que preciso comer, gostando ou não;
- pelo que eu posso comprar, sendo ou não o adequado, gostando eu ou não.


A essa altura do campeonato já estou confusa! Imagino que vocês também!


Por todas essas questões que eu acho que fazemos determinadas escolhas alimentares, mesmo sabendo que não são as mais saudáveis.


E agora, o que fazer?


A primeira coisa é não se desesperar e nem entregar a toalha.


A segunda coisa é saber que fazemos escolhas alimentares, saudáveis ou não, ao longo da vida.


A terceira coisa é buscar o equilíbrio, o meio termo com relação à alimentação, como devemos fazer com todas as decisões que tomamos durante a vida. Acho que seria o meio termo entre seguir uma alimentação super rígida e a que libera tudo e em qualquer quantidade. É ser um pouco santa e um pouco devassa!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobrepeso e Obesidade - Atendimento Multiprofissional. CONHEÇA!

A Medicina, como qualquer ciência, é cheia de enigmas.
A Tecnologia nos trouxe muita compreensão dos processos e formas de intervir nas doenças e a Medicina tradicional Alopática coleciona sucessos em muitos campos.
Fracassa redondamente em uma série de outras, como no controle do Sobrepeso e na Obesidade.
Aqui em nossa clínica estamos contando já há algum tempo com uma Nutricionista na equipe. Sempre que alguém é encaminhado(a) a ela, vê-se a expressão de desalento em seu rosto, pois já tentou vários e exaustivos regimes, terminando, muitas vezes, com a recuperação do peso perdido, as vezes até mais.
Triste notar quando a pessoa incorpora o senso comum que a qualifica negativamente ao ter esse distúrbio: "Eu não tenho força de vontade", "Eu sei o que preciso fazer, a hora em que eu estiver pronta, vou fazer", “Eu não como tanto assim”, ou, como um gordinho famoso falou: "O problema é a minha Tireóide".
Enfim, estar gordinho é aquela situação onde falta tudo que é bom: falta vontade, disciplina, auto-estima, vergonha de estar assim e sobra tudo de ruim, a saber, vontade de se destruir, descaso com a aparência, com a saúde.
Enfim, decididamente, estar gordinho é ser “do mal”.
Se tudo deu certo, OK, se não a culpa é sua. Pois, certamente, você é incapaz de saber e decidir o que é melhor para você e as propostas do profissional nem sempre se adequam a vida que você leva.
Por isso, fazemos reuniões habitualmente para conjugar o trabalho da Nutrição, da Psicologia e da Psiquiatria. E o enigma é encontrar uma forma de propor as pessoas o aumento de sua consciência alimentar, a modificação gradativa dos padrões alimentares de forma não impositiva, transformando o emagrecimento em paixão, e não tortura.
Será que conseguiremos? Os resultados iniciais são bons.
Para isso a nossa proposta é de atendimento personalizado, ou seja, aconselhamento nutricional a ser desenvolvido semanalmente para acompanhar nosso paciente, afinal perder peso é uma mudança muito mais profunda do que parece.
Mudar não é certamente apenas uma questão da vontade, mas também a capacidade de encontrar novas formas de se exercitar na vida e mais do que isso, procurar novas oportunidades.
Por isso, um acompanhamento semanal.
Não esperamos que você pegue a sua dieta, pendure na geladeira e se vire sozinho; estamos propondo acompanhar e discutir suas dificuldades e, claro, festejar as mudanças!

Nosso grupo é composto por:
Adriana Lucia van Erven Avila – Nutricionista
Marco Antonio Spinelli - Médico
Thereza Christina van Erven Avila – Psicóloga

Nossa clínica está na rua Morishigue Akagui 166
Jardim Guedala (paralela a rua Três Irmãos)
Telefax: (11) 3726-8478